...

...

DENGUE EM ARARAS SP, fecha ciclo de coletas de larvas no índice satisfatório

Publicada em: 26/10/2023 10:57 -

De 2 a 20 de outubro, agentes de Endemias visitaram 1.801 domicílios; apenas em duas residências foram encontrados criadouros

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Controle de Endemias, informa que Araras fechou o ciclo de coletas de larvas do ano no índice satisfatório, segundo o Índice de Breteau (que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrados nas habitações humanas pela quantidade de total vistoriada).  Em Araras, o resultado da 4ª e última ADL (Avaliação de Densidade Larváriafoi de 0,1 (Nível Satisfatório - pontuação menor que 1, segundo a tabela).

No período de 2 a 20 de outubro, agentes de Endemias visitaram 1.801 domicílios do município à procura de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças. Do total de visitas, apenas em duas residências foram encontrados focos. A amostragem foi realizada pelo sistema SISAWeb, por meio de sorteio.

“O levantamento larvário é de suma importância para as medidas de prevenção que serão concretizadas nos próximos meses e anos. É importante lembrar que o Aedes aegypti faz seu criadouro em recipientes que acumulam qualquer quantidade de água, iniciando o ciclo do mosquito. Por esse motivo, evite o acúmulo, mantenha sempre os quintais limpos e pedimos aos estabelecimentos comerciais que prezem sempre pela limpeza da fachada”, disse Rafael Moreira, chefe de divisão do Setor de Controle de Endemias.

A classificação proposta pelo Programa Nacional de Controle da Dengue segue o seguinte parâmetro: índices até 1 são satisfatórios; de 1 a 3,9 envolvem estado de alerta; e acima de 3,9 de risco.

 Dengue em Araras

Segundo o último balanço do Setor de Controle de Endemias, Araras tem 56 casos positivos de dengue, sendo 45 autóctones (contraídos no municípioe 11 importados (contraídos fora), além de 642 negativos e sete pessoas aguardando resultados de exames. Neste mês de outubro, a cidade encontra-se zerada em casos da doença.

Além da dengue, o Aedes também transmite o zika vírus, chikungunya e febre amarela. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3551-5840 (Setor de Controle de Endemias). Denúncias devem ser feitas pelo número 156 (Ouvidoria).

 Informações/Reprodução: Secom/Prefeitura de Araras

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...