Araras tem mais uma nova cidadã ararense: a advogada Fernanda Maria Zichia Escobar. A sessão solene ocorreu na noite desta quarta-feira (23), presidida pela vereadora e secretária da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Araras, Regina Noêmia Geromél Corrochel (PTB), autora do Decreto Legislativo nº 13, de 12 de julho de 2023, que possibilitou essa honraria da Casa.
Fernanda Maria Zichia Escobar nasceu em São Paulo, em 25 de junho de 1970. É graduada em Direito, pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo (1992). Com apenas 22 anos, passou no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Logo no início da carreira, tornou-se professora de cursos preparatórios para o exame da OAB e concursos públicos. Também foi proprietária e diretora de cursos com essa temática.
A advogada Fernanda Escobar é pós-graduada em Direito Penal, Processo Penal, Direito Digital e Compliance e também em ensino a distância. Além disso, é mestre em Direito Difusos e Coletivos, pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), de Santos.
É autora de diversas obras jurídicas, além de ser palestrante e parecista. Entre suas experiências da carreira, prestou serviços à Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB/SP durante a gestão 2001/2003.
Em 2001, foi convidada para lecionar e assumir a cadeira de Direito Penal do Centro Universitário de Araras "Dr. Edmundo Ulson" (Unare escolheu Araras para residir e formar sua família.
Foi professora titular de Direito Penal do Unar, de 2001 a 2013; professora do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), de Americana, de 2004 a 2010; professora das Faculdades Integradas Claretianas, de Rio Claro, de 2006 a 2017.
Fernanda Escobar é coordenadora da Comissão da Mulher Advogada da 4ª região da OAB/SP e presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB subseção de Araras.
É sócia-proprietária do Escritório Escobar Advogados e professora universitária; atuante nas áreas criminais, inclusive tribunal do júri, família, civil, digital, médico e ambiental e, se destaca por ser uma defensora dos direitos das mulheres.
“Fernanda é uma pessoa doce, muito alegre, perfeccionista, mas que nunca desiste. É forte, batalhadora e sempre foi destinada a vencer; além de acreditar na Justiça, sempre, sem nunca perder a esperança de que tudo será melhor amanhã. Fernanda é mulher, mãe, que vive intensamente ao filho, na esperança de conseguir passar princípios e ética; companheira, e, acima de tudo, profissional que leva muito a sério as suas obrigações em busca do direito dos seus clientes. Ou seja, busca incessantemente uma vida calcada na verdade, no amor, na família e, acima de tudo, na Justiça.”, proferiu a proponente do título de cidadã ararense, vereadora Regina Corrochel.
“Eu só tenho que agradecer porque realmente eu adotei Araras como a minha cidade, e com esse título agora eu estou até emocionada porque já falo tão bem da cidade, já amo tanto a cidade. [...] Saibam que o que eu puder fazer pra todos os cidadãos de Araras em busca do direito deles, podem contar comigo”, disse a homenageada durante a sessão solene.
Publicado por: Bruno Henrique Pinto - Diretoria de Comunicação da CMA